O que é Amizade?
É difícil dizer alguma coisa sobre algo tão maravilhoso que se vive,
se sente e se experimenta; pô-lo em palavras é quase impossível. Só se
aprende mesmo o que é amizade vivendo. Amizade significa criar laços. É
uma fonte que não retém a água para si (seria poço se o fizesse), mas a
dá espontaneamente. O amigo também vai ao encontro de quem precisa e não
espera que venham até ele. É renovação para quem dá e para quem recebe.
É a descoberta de corações.
No início, o nome do outro não é nada para nós. A vida dele, seus gestos, suas preferências, sua história… Mas, aos
poucos, nosso egoísmo cai, o coração se abre e há o encontro dos
corações, com inexplicável sensação. Nossa vida muda. Tornamo-nos
felizes.
É um afeto (afeição, sentimento profundo) que a gente sente por
alguém. Ele não tem barreiras de cor, sexo, idade, cultura, classe
social, nação… Ser e ter amigos é muito bom, é um sentimento que
ultrapassa todas as barreiras!
A amizade é concórdia de afetos e obras, implica certa unidade afetiva.
“O amigo é a metade da minha alma” diz o filósofo Giovani
Cassiano ao definir um verdadeiro amigo. Alguns filósofos consideram a
amizade um valor altíssimo, por isso, foram capazes de dizer: “Sem
amizade a vida não é vida!”

Nenhum comentário:
Postar um comentário