Postagens populares

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Por que educar?


sábado, 28 de janeiro de 2012

Terra

NASA divulga a imagem mais nítida da Terra


Nasa divulgou na última quarta-feira (25), a imagem com maior definição já feita do planeta Terra. A fotografia foi tirada pelo satélite Suomi NPP, responsável pelo estudo do clima.
Segundo a Nasa, trata-se da imagem mais incrível em alta definição já feita da Terra. A fotografia foi tirada em 4 de janeiro de 2012, com auxílio do instrumento VIIRS, o maior e mais importante dos cinco instrumentos a bordo do satélite.
Fotos da Terra já são uma tradição da Nasa. A primeira delas foi feita em 1972, com o Apollo 17, que tirou uma das mais famosas fotografias já feitas do espaço. Chamada de Blue Marble (Mármore Azul, em inglês), ela foi capa de revistas em todo o mundo.
A Blue Marble deste ano conseguiu superar as versões anteriores. Por meio dela é possível observar a Terra com uma riqueza de detalhes impressionante.
O satélite responsável pela imagem, antes chamado de NPP foi renomeado de Suomi NPP em 24 de janeiro de 2012 para homenagear o falecido Verner E. Suomi, meteorologista da Universidade de Wisconsin e um dos cientistas pioneiros no desenvolvimento de sondas para análise do clima terrestre.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Evento de Física

XIII Escola de Verão Jorge André Swieca de Ótica Quântica e Ótica Não Linear
23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012, São Carlos, SP

evjasoq-homeA XIII edição da Escola tem por objetivo prover cursos introdutórios nas áreas de Óptica Quântica e Não-linear aos estudantes de pós-graduação, ou em final de graduação, que atuem ou se interessem por estas áreas.

Serão oferecidos cursos introdutórios, palestras avançadas ministrados por convidados estrangeiros e nacionais. Também serão oferecidas aulas práticas em Espectroscopia atômica, Espectroscopia UV-Vis, Espectroscopia não- linear e Formatação de pulsos ultracurtos. A programação da escola contempla ainda duas sessões de pôsteres, onde os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos.

Apoio:
cnpq capes logo_fapesp1 CLAF_medio

Evento de Física

XVII Escola de Verão Jorge André Swieca de Física Nuclear Experimental23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2012, IFUSP - São Paulo, SP
sp5 A Escola de verão experimental de Física Nuclear é um evento financiado pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) que ocorre a cada dois anos (anos pares) desde 1986, e tem como objetivo propiciar a alunos de pós-graduação um contacto com os aspectos mais excitantes da Física Nuclear experimental que envolvem desde o planejamento de uma experiência até o sua execução. Essa escola em sua versão de 2012 será realizada mais uma vez no laboratório Pelletron-LINAC do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Nessa escola daremos enfoque ao estudo e utilização de feixes radioativos com medidas de espalhamento de núcleos exóticos e detecção de nêutrons e raios-gama. A Física Nuclear experimental evoluiu muito rapidamente nos últimos anos com o desenvolvimento de novas técnicas experimentais para a investigação da estrutura nuclear e o mecanismo de reações nucleares. Em particular, a possibilidade de se produzir feixes secundários de núcleos fora da linha de estabilidade (núcleos exóticos) abriu um campo de estudo, bastante amplo e com fortes implicações em outras áreas tais como a Astrofísica Nuclear e Física nuclear aplicada.

Como atividades teremos várias palestras e serão realizadas experiências relacionadas a produção de feixes radioativos utilizando o sistema de duplo solenoide supercondutor “RIBRAS” e detecção de nêutrons com o detector Parede de nêutrons, ambos instalados no Laboratório Pellletron. Os alunos terão contacto com o processo de produção e seleção de feixes secundários em vôo e técnicas de detecção de partículas, gamas e nêutrons que são extremamente úteis na área de física nuclear experimental. Haverá palestras sobre os principais aspectos da física nuclear tais como reações nucleares, estrutura nuclear e de núcleos exóticos e sua implicação na Astrofísica Nuclear. Será realizada uma experiência real onde os alunos terão oportunidade de participar de todas as fases da preparação, execução e análise dos dados experimentais.

The “Jorge Andre Swieca Summer School on Experimental Nuclear Physics” on its 2012 version will be is a scientific event sponsored by the Brazilian Physical Society (www.sbfisica.org.br) since 1986. The event is organized every two years and is directed to graduate level students of Nuclear Physics. The 2012 school will be held at the Institute of Physics of the University of São Paulo, Brazil from 23rd January to 3rd February. The school will consist of lectures and experimental activities that will be performed at the São Paulo Pelletron Laboratory. Lectures on fundamental aspects of nuclear physics will be presented by known scientists from Brazil and abroad. Tutorial talks about the aspects of the experimental techniques and data analysis will be presented in order to provide the necessary background to understand the experiment preparation. The theme for the school in 2012 will be “Radioactive Ion beam production and exotic nuclei”. Experiments using the radioactive ion beams produced by the new facility installed at the Pelletron Laboratory, Radioactive Ion Beams in Brasil (RIBRAS). Experiments on the secondary beams production will be performed using the double solenoid system recently installed. In addition to the lectures and seminars, the students will participate of all the activities of the experiment preparation, ion source, primary beam, primary target, secondary beam, secondary target, detectors, electronics and data acquisition. Teremos também uma sessão de poster continuamente aberta, onde os participantes poderão divulgar suas atividades de pesquisa.

 



Apoio:
cnpq capes logo_fapesp1 CLAF_medio

Evento de Física


14 a 18 de maio de 2012, Águas de Lindóia, SP
O Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada (ENFMC) da Sociedade Brasileira de Física é o maior evento de física no Brasil e tem sido realizado sem interrupção desde 1978.

O primeiro encontro contou com 80 cientistas, enquanto o encontro de 2011(Encontro de Física) teve a participação de 1511 pesquisadores, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, ao lado de cientistas do Brasil e de outros países.

O Encontro reúne hoje, além de Matéria Condensada, as áreas de Ótica, Física Atômica e Molecular, Física Estatística, Biofísica e Física Médica.


 Apoio:
cnpq capes logo_FAPEMIG

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como estudar para passar no Vestibular

Por: DicasDeEstudo.cjb.net
Um guia de estudo para se fazer um bom ensino médio (e fundamental também).
 Introdução:

Este texto não apresenta nenhuma fórmula mágica sobre como passar no vestibular, ele é apenas uma reunião de procedimentos comuns nos alunos que tiveram sucesso no vestibular.

A prática diária e constante destes procedimentos deve ser exercida o mais cedo possível, não deixando para serem utilizados apenas no último ano. Este texto é dedicado a todos os alunos, independente de série ou curso, qualquer comentário exclusivo aos alunos pré-vestibulandos será devidamente identificado. Alunos que já terminaram o segundo grau, mas não passaram no vestibular (ou nem tentaram) também podem utilizar este texto, mas ele é mais destinado para quem ainda está no colégio.

Várias dicas deste texto podem já ser conhecidas do leitor, mas o que determinará quem passará ou não no vestibular é o nível de comprometimento (dedicação) com estas dicas. O importante é saber quem se dedicará mais. Quem se dedicar mais passará no vestibular.

Algumas das dicas são importantes em vários itens e dependem uma das outras, mas não seremos repetitivos ao ponto de as ficar repetindo toda hora, então cumpra todos os itens rigorosamente.
Desenvolvimento:

Passar no vestibular consiste basicamente em ser um bom aluno.
Fingir ser um bom aluno não é o suficiente. Muitos apenas fingem prestar atenção às aulas e fazer os exercícios e acabam enganando até mesmo a si próprios.
Também não se deve pensar que um bom aluno é alguém que fica o dia inteiro estudando, o que um bom aluno faz não é nada de anormal, é apenas cumprir suas obrigações.
Estar entre os melhores da sua turma, é uma necessidade para ser considerado um bom aluno, mas apenas isso não significa ser um bom aluno no que se refere ao vestibular. Em resumo, um bom aluno é quem passa no vestibular, na faculdade e no curso que desejou.
Se você estuda em um colégio de nível médio (ou seja não é muito fácil; difícil não existe pois reprovaria a maioria dos alunos), uma boa maneira de saber se você é um bom aluno é fazendo o cálculo: Se seu curso são 25 candidatos/vaga e sua turma 50 alunos, você tem que ser o no mínimo o segundo melhor da turma, e essa posição tem que ser absoluta (você tem que ter certeza dela). Se sua turma tem 37 alunos você tem que ser o melhor da turma.
Mas não basta ser o melhor da turma apenas no começo do ano, em uma matéria ou época específica, deve-se ser no geral, pois o vestibular cobrará todas as matérias do ano inteiro.

O estudo consiste em duas etapas: o estudo na escola e o estudo em casa, e assim que dividiremos este texto.
Não existe bom aluno que não seja bom simultaneamente nestes dois aspectos.

Estudo na Escola:

(Obs: As partes iniciais podem parecer exclusiva à pré-vestibulandos, mas todos devem ler para irem se preparando)
1)Escolha da escola

    1.1)Escolha sua escola observando os seguintes requisitos:

    - famosa pela boa educação.
    - facilidade de acesso, proximidade de casa  (não é um aspecto fundamental, você pode estudar um pouco longe se a escola for muito boa, mas as apenas boas estão no mesmo nível e não vale a pena gastar horas para chegar num colégio quando outro do mesmo nível está bem mais perto)
    - maior número de aulas por dia (média de 6 aulas de 50 minutos por dia).
    - maior número de aulas por semana (no caso de pré-vestibular). Alguns  pré-vestibulares/integrado tem aula sábado, mas confirme com ex-alunos se é todo sábado mesmo, alguns é só em um sábado por mês, o que não diferencia muito (sendo mais uma estratégia de marketing).
    - quantidade de alunos que passaram direto no vestibular. É estatística, não falha.
     Se em uma escola, 4 em cada 6 alunos que tentaram passaram em determinado curso (da faculdade mais disputada), mas em outra escola 1 em cada 4 passou, saiba que a estatística não falha e que os alunos da primeira escola tem, com certeza absoluta, mais chances de passar neste mesmo curso. Para conseguir estas informações (quantos que passaram na faculdade que queriam) procure ex-alunos (ou algumas universidades que divulgam estes dados) mas não nas escolas pois estas costumam mascarar os resultados.
    - consiga informações com ex- ou atuais estudantes das escolas: pois, como foi dito, as escolas tendem a mascarar os resultados, somente os alunos da escola te darão as informações reais (no caso do resultado do vestibular, só os ex-alunos).
    Comece a perguntar o tão cedo possível não deixando para a última hora (próximo ao terceiro ano) pois senão, conforme for, você não terá tempo de trocar de escola. Pressione quem você for conversar pois (ex-)alunos não gostam de dizer que a escola que estudaram é ruim, pois não querem se desvalorizar dizendo que estudaram em uma escola ruim.
    Saiba fazer as perguntas certas para extrair as informações, ex: "Quantos tentaram tal curso?" e depois: "Quantos passaram?".
    Pergunte todos os itens listados aqui e se possível divulgue o resultado da pesquisa (entre seus colegas ou em algum site) para que todos tenham conhecimento.
    - a escola permite o esquema de dependência?
    Algumas escolas funcionam da seguinte maneira: os alunos podem passar de ano mesmo que tenham sido reprovados em no máximo 2 matérias, cursando-as em outro turno, enquanto cursam o ano seguinte regularmente.
    Isto é muito útil, principalmente para alunos que mudam de uma escola fraca (mesmo particulares) para uma mais exigente e acabam sendo reprovados (muitas vezes em alguma matéria banal como inglês) ou mesmo sendo alunos razoáveis (não sendo maus alunos) são reprovados em apenas uma matéria e desperdiçam um ano de suas vidas. Conheço alunos que eram para ter sido reprovados, mas devido ao sistema de dependência não perderam nenhum ano e até se tornaram melhores alunos, enquanto outros do mesmo nível ou melhores mas que não estudavam em escolas com este sistema acabaram desperdiçando um ano de vida.
    Estou dizendo isso apenas como dica para caso você ache que corre algum risco, não tem nada a ver com estudar para vestibular ou ser um bom aluno. E caso você acha que corre risco o melhor seria você mudar seus métodos de estudo imediatamente.
- Pesquise o maior número de escolas possíveis.
    1.1)Caso a escola seja particular, leve em consideração mais os seguintes itens:
    - veja se ela tem terceiro ano integrado ao vestibular?(além do conteúdo normal do terceiro ano são dadas aulas de revisão)
    - o integrado é dividido por categorias de cursos (exatas, biológicas, humanas, contábeis)?
    - no integrado quantos dias por semana se tem aula em horário integral (manhã e tarde) também chamadas de aulas adicionais?

2) Devo fazer algum curso preparatório para o vestibular?

A resposta única é sim, mas existem dois caminhos:
    2.1) Fazer somente o terceiro integrado. O terceiro ano integrado é dado em escolas particulares onde além do conteúdo normal são dadas aulas preparatórias para o vestibular (revisão).
    Essa é a melhor opção, pois no integrado há uma integração maior entre alunos, professores e escola. É mais fácil conseguir estudar o que os professores pedem pois eles pensam (ou deveriam pensar) nos seus horários. Obs.: O integrado não é tão mil maravilhas como alguns podem pensar, você pode e deve fazer sugestões para melhorá-lo, mas é bem melhor do que o cursinho separado.
    No cursinho não há cobrança sobre o que você aprende para verificar se você realmente aprendeu e te incentivar (mesmo que obrigado) a estudar.
    No integrado há bem menos pessoas por turma e isso é bem importante para que você fique a vontade entre todos os seus colegas e para falar com o professor
    As pessoas do integrado são mais motivadas (e acabam passando esta motivação para você), elas estão "frescas" e empolgadas. Quem faz integrado fez uma escolha, está motivado, muitos dos que fazem cursinho fazem apenas porque "é o que tem que fazer".
    No cursinho as pessoas são diferentes, estudam ou estudaram em diferentes colégios, por isso no integrado o ensino fica bem mais personalizado.
    Se você já estuda em escola particular o melhor a fazer é o integrado, se estiver com medo de não acompanhar o ritmo de estudo, saiba que o integrado não é nada demais para quem quer estudar para passar no vestibular.
    Se o integrado do colégio de sua preferência estiver muito caro (inacessível) procure o de outro colégio ou dê um jeito (item 2.3).
    2.2)A segunda opção é fazer escola pública (ou uma particular bem barata) e cursinho juntos, o ano inteiro.
    Existem cursinhos populares a partir de R$80/mês, pesquise.
    Você deve fazer cursinho o ano inteiro e não apenas um semestre ou ficará em desvantagem com outros concorrentes e desperdiçará 6 meses de tempo de estudo.
    2.3)Não tenho condições financeiras de pagar o integrado ou cursinho.
    Tire seu irmão da escola particular, comece a poupar no início do segundo grau, diga a seus pais o quanto é importante (e realmente é muito importante), cancele a internet e tv a cabo, venda doces/salgados no colégio, peça (implore) um desconto no colégio, etc.
    Use o jeitinho brasileiro e raciocine. Se parar um pouco para pensar a solução virá.

3)Qual é o melhor horário para estudar (na escola)?

Definitivamente de manhã, quem estuda neste horário, entre muitas outras vantagens, aproveita melhor o tempo (desperdiça menos).

Existem vários outras vantagens, cerca de 12 (pois escrevi uma vez um texto relacionado ao assunto) mas não acho necessário citá-las aqui para não ocupar muito espaço. Saiba apenas que estudar de manhã é bem melhor.

Se você não pode estudar de manhã, mas estuda em outro turno, se for bem organizado não háverá muitos problemas. Mas se possível prefira mudar para de manhã e saiba que você precisará ser muito dedicado caso estude à tarde.

Se você não quiser mudar pois todos seus amigo(a)s do colégio estudam à tarde, conveça-os a mudar de turno, dizendo como estudar de manhã é bem melhor.
    Alguns cursinhos (os mais caros) dão descontos de até 50 reais por mês para quem estuda de tarde (pelo fato do turno da manhã ser mais procurado), se seus pais estão apertados acho que vale a pena fazer um esforço e estudar a tarde.
    3.1) Se você for fazer só cursinho, faça de manhã.
    Se for fazer aula e cursinho, faça preferivelmente aula de manhã e cursinho a tarde, se não for possível o contrário, mas evite estudar de noite.

    3.2)Dicas sobre como estudar no turno da tarde:
    Apesar de não recomendar estudar à tarde, muitos já estudam ou foram obrigados a estudar à tarde. Para estudar de tarde e aproveitar tão bem o tempo quanto os alunos da manhã, siga o seguinte conselho:
    - Durma cedo e acorde cedo. Deite antes de 23:00 e não acorde depois de 8:00.
    3.2.1)"Mas não consigo deitar cedo":
    Não existe praticamente nada para se fazer de madrugada e quando se faz algo normalmente se é menos produtivo.
    O único motivo para não dormir cedo é assistir tv, programe o seu vídeo para gravar os programas que você gosta e os assista depois.    
 
    3.3.2)"Não consigo acordar cedo"
    Arrume algum compromisso para fazer de manhã. Faça algum curso que te obrigue acordar cedo e/ou faça seus exercícios de casa na parte da manhã.
(Observação sobre os itens 1 a 3.1.: Se já está no terceiro ano e já escolheu sua escola, não há razão para ficar se arrependendo, saiba usar o que tem)

4)Devo fazer outros cursos (inglês, academia, vôlei, natação ...) junto com o terceiro integrado (ou "escola e cursinho")?

Não é recomendado, mas pessoas muito organizadas conseguem conciliar estes cursos com o integrado. É uma escolha pessoal.
Se for fazer tente fazer tudo em apenas um dia e horário.
Ex.: faça sábado/domingo de manhã (se você não tiver aula sábado) e você aproveitará este horário que muitos desperdiçam.
Entrar para o time do colégio nem pensar.
    É altamente não recomendado fazer estes cursos na proximidade do vestibular (cerca de 4 meses antes).
    Feita a matrícula no colégio ...

5)O que comprar/fazer antes de começarem as aulas.

    5.1)Livros e Apostilas:
    Compre todos que o professor recomendar, você os utilizará durante um ano inteiro, dizer que não utilizará não é desculpa, mesmo que não use é um ano inteiro sem ter que comprar livros.
    Se você normalmente tem problemas financeiros para comprar os livros, lembre os seus pais quando ainda estiverem fazendo compras de natal (com o décimo terceiro) que logo terão que pagar Ipva, Iptu, livros da escola, ...
    Ao contrário do que diz o título desta seção, em caso de dúvidas, deixe para comprar os livros após o professor recomendar em sala de aula, perguntando suas dúvidas sem receio.
    5.2)Cadernos:
    Compre no mínimo 2 cadernos (96 folhas é o suficiente, pode-se comprar de mais folhas mas eles são meio pesados) e no primeiro dia de aula (ou antes) divida-os igualmente entre as matérias.
    Durante o ano se a parte de alguma matéria acabar, compre outro caderno e divida-o em 3 ou 4, utilizando uma dessas partes para cada matéria.
    Não aproveite o espaço vazio reservado a uma matéria (de pouco conteúdo) com conteúdo de outra pois seu caderno ficará muito desorganizado e o estudo das matérias se tornará muito difícil.
    Outras opções são fichário ou caderno 200 folhas, mas considero a opção sugerida acima a melhor.
    Carregue sempre todos os cadernos que precisar.
    Não economize caderno, não querendo escrever algo para "economizar" ou deixando o caderno bagunçado (quando estiver quase cheio) por não querer comprar outro . Não ponha em risco seus estudos por causa dos alguns reais que custa um caderno (o preço de um lanche).
    5.2.1) Compre uma pasta com divisórias   
    Durante a aula os professores entregam listas de exercícios e textos complementares. Guarde-os em uma pasta com divisórias, utilizando uma divisória por disciplina.
    5.3)Relógio
    Por mais romântico que possa ser não ter um relógio (por parecer ser um pessoa livre de horários e preocupações) não é nada interessante pois, sem relógio, você acabará desperdiçando uma enormidade de tempo útil. Vá em uma relojoalheria e compre o mais barato, ou pergunte a algum parente se ele tem um que não usa.
    Compre o mais barato para poder usar em qualquer situação ou lugar sem se preocupar com assaltos ou em causar inveja.
    5.3.1)Não fique estressado (preocupado) por causa do relógio. A única função dele é evitar abusos e desperdicios de tempo, não é para te estressar.
    Não fique olhando para o relógio, e evite olhar as horas, só olhando quando for extremamente necessário.
    Exemplo: Não fique olhando se a aula vai acabar ou está acabando. Só verifique o relógio quando a aula já estiver acabado, nunca antes.
    5.4)Agenda
    Compre uma agenda qualquer, não compre agenda grande nem cara, para não pesar a mochila nem gastar muito dinheiro.
    5.4.1)Escreva todos os compromissos na hora que eles forem comunicados pelo professor.
    5.4.2)Embora você possa anotar os compromissos no caderno ele não deve ser sua única fonte de referência, anote também na agenda.
    5.4.3)Agenda não é para se distrair ou ficar abrindo na sala de aula, só abra quando necessário.
    5.4.4)Agenda digital também pode servir, mas é melhor evitar pois corre-se o risco de perder os dados (bateria) além do mais a agenda em papel é de mais fácil manuseio. Sendo bem mais fácil encontrar, lembrar e escrever compromissos.
    5.4.5)Verifique sua agenda diariamente ao chegar em casa. Veja o que tem para fazer antes de começar (para não esquecer nada).
    5.5)Guarda-chuva (sombrinha)
    Compre um pequeno e barato no camelô e não tire nunca da mochila, principalmente nas épocas de chuva.
    É comum pessoas serem pegas de surpresa por uma chuva ou esquecerem o guarda-chuva em casa, principalmente no período de chuva, quando chove quase todo dia. É muito chato ter que ficar esperando a chuva passar (quando poderia já estar em casa estudando) ou se molhar na volta pra casa e ficar chateado (não conseguir se concentrar bem nos estudos)
    Sempre que usar recentemente verifique se ele ainda está na mochila.
    5.6)Chaves de casa:
    Carregue sempre todas as chaves necessárias para entrar na sua casa, não carregue apenas a chave do portão ou da porta.
    Não deixe as chaves em casa só porque você acha que terá alguém em casa quando chegar. É muito desagrdável ficar do lado de fora esperando por cerca de uma hora para ver se aparece alguém para abrir a porta. Seja responsável.
    5.7)Mochila
    Use mochila. Evite "bolsas estilo carteiro" pois podem causar problemas de coluna.
    Nunca use bolsa (bolsinha) ou carregue o material na mão, você vai acabar sendo incentivado a deixar algo importante em casa, pois não caberá na bolsa ou será muita coisa para carregar.
    Obs.: No entanto apenas carregar um monte de livros pra lá e pra cá (apenas fingindo ser estudioso) não torna ninguém mais inteligente.
    Se você tiver que carregar mais de um livro na mão, pois a mochila está muito pesada, arrume uma pasta para carregá-los.
    5.8)Escova e pasta de dente:
    - Se você lancha ou almoça na escola, tenha uma escova e pasta de dente exclusivas para o colégio.
    - Elas devem ficar na mochila o tempo todo.
    - Caixinhas para escova são vendidas junto com algumas escovas, procure.
    - Escove os dentes sempre que comer algo.
    5.9)Rádio Relógio (despertador)
    Essencial para quem estuda de manhã, de tarde ou de noite.
    Ajuda a evitar o desperdício de tempo ou se atrasar na hora de sair.
    No primeiro toque acorde, levante logo da cama e vá logo fazer alguma coisa.
    Sempre levante imediatamente no primeiro toque. Podem existir outras técnicas, utilizando o despertador, para se acordar no horário, mas elas só funcionarão temporariamente (com o tempo você passa a trapaceá-las). A única definitiva é levantar no primeiro toque.
    Nunca coloque o despertador perto da cama, você corre o risco de voltar a dormir. Só desligue o despertador após ter aberto a janela e levantado da cama.
    Se você tem dificuldades em acordar no primeiro toque algumas dicas podem te ajudar:
    - Marque o despertador para despertar somente na hora que você realmente necessita. Alguns programam o despertador um pouco mais cedo do que o necessário para dar tempo de se espreguiçarem, mas fazendo isso corre-se o risco de voltar a dormir.
    - Durma mais cedo, a mesma determinação que se deve ter para levantar no primeiro toque é a determinação para renunciar a tudo e ir dormir no horário.
    Mesmo que você não tenha compromissos pela manhã, marque sempre um horário fixo para acordar e consequentemente um horário fixo para ir dormir.
    Não durma mais que 8:00 por dia. Dormir menos que isso é prejudicial, mas dormir mais também.
    Não fique preocupado se você não conseguir dormir (tiver insônia), será meio difícil levantar no outro dia, mas pelo menos na noite seguinte você estará com sono e dormirá bem.
    5.10)Se você ainda não tem, não assine tv a cabo.
    Ela é um dos grandes motivos de distração dos estudos, principalmente se você nunca tiver tido, vai desperdiçar muito tempo até se adaptar (se isto acontecer a tempo). Se tem vontade deixe para assinar depois de terminado o período do vestibular. Saiba que o que é anunciado sobre tv a cabo nos comerciais e comentários de outros não é tão bom assim.
    Se você já tem tv a cabo, não assine o pacote de filmes ou outros pacotes novos (mesmo motivo acima).
    5.11)Não assine jornais ou revistas.
    Também são dois grandes motivos de distração.
    Se quiser lê-los, leia na biblioteca (com tempo previamente estipulado: veja logo mais abaixo no texto).
    As matérias sobre atualidade que caem no vestibular (universidades públicas) só são relacionadas a fatos acontecidos até a metade do ano, pois a construção da prova é algo demorado e no meio do ano as prováveis questões já estão definidas. Portanto não é recomendado ler revistas e jornais depois deste período, você só estará desperdiçando tempo. Algumas questões podem falar sobre coisas mais recentes (até 3 meses antes) mas só quando o assunto é muito importante.
Começadas as aulas...

http://www.mundovestibular.com.br/articles/1269/1/Como-estudar-para-passar-no-Vestibular/Paacutegina1.html

William Douglas1ª Dica: Dicas para obter Motivação
MOTIVAÇÃO
A primeira atitude de que alguém precisa para passar em concursos é a motivação. Uma pessoa motivada é mais feliz e produtiva. Motivação é a disposição para agir, podendo ser entendida simplesmente como "motivo para a ação" ou "motivos para agir".
Você precisa de motivação. Ela é quem nos anima e ela é quem nos faz "segurar a barra" nas horas mais difíceis e recomeçar quando algo dá errado. Porém... isto você já sabe. O que todo mundo quer saber é:
Como conseguir motivação?
A motivação é pessoal: só você pode dizer o que lhe dá ânimo para trabalhar, prosseguir, crescer. As outras pessoas podem ajudar na motivação, mas não nos dá-la de presente.
A primeira motivação é você cuidar bem de si mesmo, ser feliz. Costumo dizer que você vai passar o resto da vida "consigo", que pode se livrar de quem quiser, de qualquer coisa, menos de você mesmo. Por isso, deve cuidar bem de sua mente, corpo e projetos, sonhos, futuro.
Mas existem outras motivações.
Deus Deus pode ser uma fonte de ânimo e consolo, de força para viver e prosseguir. Além disto, se você for uma pessoa com sucesso profissional e capaz, poderá servir mais ao trabalho para sua divindade.
Família Ajudar a família, ter dinheiro e tempo para o parceiro amoroso, filhos, pais, irmãos, é uma das mais fortes injeções de disposição para o estudo e o trabalho.
Riqueza Existem muitas formas de riqueza, sendo o dinheiro a menor delas. Paz, saúde, equilíbrio, família, sucesso, fama, ser benquisto e admirado, tudo isto são formas de riqueza, que podem ser escolhidas por você e servirem como estímulo.
Dinheiro O dinheiro nunca deve ser o motivo principal de uma escolha, mas é perfeitamente lícito e digno a pessoa querer ganhar dinheiro. Basta que seja dinheiro honesto. O dinheiro serve para comprar muitas coisas úteis e prazerosas. Assim, se você quer estudar para ter mais dinheiro para gastar, tudo bem, é um bom motivo.
Tempo Quanto melhor você estudar e quanto mais resultado tiver, mais tempo você terá para fazer outras coisas. E as fará com mais tranqüilidade e segurança.
Resolver problemas Conheço amigos para os quais o concurso serviu para resolver problemas. Um deles, o Professor Carlos André Tamez, do Curso Aprovação, estudou para ser Auditor da Receita, pois morava no Rio de Janeiro e sua amada, em Curitiba. O concurso serviu para ele poder trabalhar na cidade que desejava. E conheço uma amiga para quem o concurso serviu para poder se separar sem depender de pensão do ex-marido. Para outro, o concurso foi a fonte de dinheiro para montar seu consultório dentário.
Segurança O estudo e o concurso trazem segurança, seja a de ter alternativas, seja a de ter emprego, dinheiro, aposentadoria etc. São bons motivos.
Motivação é tarefa de todos os dias!
Entenda que todo projeto de longo prazo terá momentos de grande ânimo, momentos normais e momentos de desânimo, e vontade de desistir. Sabendo disso de antemão, procure se preparar para os dias de baixa: eles virão e você vai precisar aprender a lidar com eles.
A motivação deve ser trabalhada diariamente. Todos os dias você pode e deve lembrar dos motivos que o estão fazendo estudar, ter planos, persistir.A motivação deve ser redobrada nos momentos de crise, de desânimo e cansaço. Em geral, ela vai segurá-lo. Algumas vezes, você vai "surtar", ter uma crise e parar um tempo. Tudo bem, tenha a crise, faça o que quiser, mas volte a estudar o mais rápido possível. De preferência, recomece no dia seguinte.
Dicas de motivação
1) Você pode criar técnicas para se animar. Eu usava uma xerox do contraqueche (hollerith) de um amigo que já tinha sido aprovado. Quando eu começava a querer parar de estudar antes da hora, olhava o contracheque que eu queria para mim e conseguia continuar estudando mais um tempo. Conheço gente que tem a foto de um carro, de uma casa, uma nota de 100 dólares, a foto de onde quer passar as férias de seus sonhos. E tem gente com foto da esposa, do marido, dos filhos.
2) Outra dica importante: esteja perto de pessoas com alto astral, animadas, otimistas, e de pessoas com objetivos semelhantes. Evite muito contato com pessoas que não estejam trabalhando por seus sonhos, que vivam reclamando de tudo, que não queiram nada. Escolha as pessoas com as quais você estará em contato e sintonizado. O canarinho aprende a cantar, ouvindo outro canário. E canários juntos cantam melhor. Esteja perto de quem cante ou goste de cantar.
Motivação: dor ou prazer. O ser humano age basicamente por duas motivações primárias: obtenção de prazer ou fuga da dor. Quando alguém deixa de saborear uma apetitosa sobremesa, pode estar querendo evitar a dor de engordar; quando a saboreia, está buscando o prazer do paladar. Há pessoas que estudam para evitar dor (nota baixa, reprovação, fracasso) e pessoas que estudam para obter prazer (aprender, saber, acertar, crescer, ter sucesso na prova etc.). Embora o objetivo seja o mesmo (estudar), a motivação pode ser completamente diferente. Acontece que, comprovado em 23 anos de estudo e experiência, mesmo com um objetivo idêntico (por exemplo, passar no vestibular ou concurso público), o desempenho de quem tem motivação positiva (buscar prazer) é bastante superior ao daquele que atua por motivação negativa (evitar dor).
2ª Dica: A eterna competição entre o lazer e o estudo
Todo mundo já se pegou estudando sem a menor concentração pensando nos momentos de lazer, e todo mundo já deixou de aproveitar as horas de descanso por causa de um sentimento de culpa, remorso mesmo, porque deveria estar estudando.
Esta inversão de fazer uma coisa e pensar em outra causa desconcentração, stress e perda de rendimento no estudo ou trabalho. Além da perda de prazer nas horas de descanso.
Em diversas pesquisas que realizei durante palestras e seminários pelo país, contatei que os três problemas mais comuns de quem quer vencer na vida são estes:
  • medo do insucesso (gerando ansiedade, insegurança),
  • falta de tempo e
  • a "competição" entre o estudo ou trabalho e a praia, cinema, namoro, etc.
E então, você já teve estes problemas?
Todo mundo sabe que para vencer e estar preparado para o dia-a-dia é preciso muito conhecimento, estudo e dedicação, mas como conciliar o tempo com as preciosas horas de lazer ou descanso?
Este e outros problemas atormentavam-me quando eu era estudante de Direito e depois quando passei a preparação para concursos públicos. Não é à toa que fui reprovado em 5 concursos diferentes!
Outros problemas? Falta de dinheiro, dificuldade dos concursos (que pagam salários de até R$ 12.000,00/mês, com status e estabilidade, gerando enorme concorrência), problemas de cobrança dos familiares, memória, concentração etc.
Contudo, depois de aprender a estudar, acabei sendo 1º colocado em outros 7 concursos, entre os quais os de Juiz de Direito, Defensor Público e Delegado de Polícia. Isso prova que passar em concurso não é impossível e que quem é reprovado pode "dar a volta por cima".
Dá para, com um pouco de organização, disciplina e força de vontade, conciliar um estudo eficiente com uma vida onde haja espaço para lazer, diversão e pouco ou nenhum stress. A qualidade de vida associada às técnicas de estudo são muito mais produtivas do que a tradicional imagem da pessoa trancafiada estudando 14 horas por dia.
O sucesso no estudo e em provas (escritas, concursos, entrevistas, etc.) depende basicamente de três aspectos, em geral desprezados por quem está querendo passar numa prova ou conseguir um emprego:
1º) Clara definição dos objetivos e técnicas de planejamento e organização;
2º) Técnicas para aumentar o rendimento do estudo, do cérebro e da memória;
3º) Técnicas específicas sobre como fazer provas e entrevistas, abordando dicas e macetes que a experiência fornece mas que podem ser aprendidos.
O conjunto destas técnicas resulta em um aprendizado melhor e mais sucesso em provas escritas e orais (inclusive entrevistas).
Aos poucos, pretendemos ir abordando estes assuntos, mas já podemos anotar aqui alguns cuidados e providências que irão aumentar seu desempenho.Para melhorar a "briga" entre estudo e lazer , sugiro que você aprenda a administrar seu tempo. Para isto, como já disse, basta um pouco de disciplina e organização.
O primeiro passo é fazer o tradicional quadro horário, colocando nele todas as tarefas a serem realizadas. Ao invés de servir como uma "prisão", este procedimento facilitará as coisas para você. Pra começar, porque vai levá-lo a escolher as coisas que quer dar mais tempo e a estabelecer suas prioridades. Experimente. Em pouco tempo você vai ver que isto funciona.Também é recomendável que você separe tempo suficiente para dormir, fazer algum exercício físico e dar atenção à família ou namoro. Sem isso, o stress será uma mera questão de tempo. Por incrível que pareça, o fato é que com uma vida equilibrada o seu rendimento final no estudo aumenta.Outra dica simples é a seguinte: depois de escolher quantas horas você vai gastar com cada tarefa ou atividade, evite pensar em uma enquanto está realizando a outra. Quando o cérebro mandar "mensagens" sobre outras tarefas, é só lembrar que cada uma tem seu tempo definido. Isto aumentará a concentração no estudo, o rendimento, e o prazer e relaxamento das horas de lazer.
Aprender a separar o tempo é um excelente meio de diminuir o stress e aumentar o rendimento, em tudo.
3ª DICA: Dez dicas importantes para fazer uma prova (concurso público)
A primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranqüilidade. Se você começar a ficar nervoso, sente-se e simplesmente respire. Respire calma e tranqüilamente, sentindo o ar, sentindo sua própria respiração.
Após uns poucos minutos verá que respirar é um ótimo calmante. Procure manter-se em estado alfa, ou seja, combine calma e atenção.
Comece a ver a prova como algo agradável, como uma oportunidade, visualize-se calmo e tranqüilo. Lembre-se que "treino é treino e jogo é jogo" e que os jogadores gostam mesmo é de jogar: a prova é a oportunidade de jogar pra valer, de ir para o campeonato.
Fazer provas é bom, é gostoso, é uma oportunidade. Conscientize-se disso e enquanto a maioria estiver tensa e preocupada, você estará feliz e satisfeito. Um dos motivos pelos quais eu sempre rendi bem em provas é porque considero fazer provas algo agradável. Imagine só, às vezes a gente vai para uma prova desempregado e sai dela com um excelente cargo! Mesmo quando não passamos, a prova nos dá experiência para a próxima vez. Comece a ver, sentir e ouvir "fazer prova" como algo positivo, como uma ocasião em que podemos estar tranqüilos, calmos e onde podemos render bem.
Ao fazer uma prova, nunca perca de vista o objetivo: passar. O objetivo não é ser o primeiro colocado (o que é uma grande ilusão, já que ser o primeiro traz mais problemas do que vantagens). Também não é mostrar que é o bom, o melhor, o "sabe-tudo". O objetivo é acertar as questões, tentar fazer o máximo de pontos mas ficar feliz se acertar o mínimo para passar.
Só isso.
A simplicidade e a objetividade são indispensáveis na prova, ladeadas com o equilíbrio emocional e o controle do tempo. Para passar lembre-se que você precisa responder aquilo que foi perguntado. Leia com atenção as orientações ao candidato e o enunciado de cada questão.
Em provas objetivas, seja metódico ao responder. Em provas dissertativas, seja objetivo e mostre seus conhecimentos. Por mais simples que seja a questão, responda-a fundamentadamente. No início e no final seja objetivo; no desenvolvimento (no miolo), procure demonstrar seus conhecimentos. Nessa parte, anote tudo o que você se recordar sobre o assunto e estabeleça relações com outros. Sem se perder, defina rapidamente conceitos e classificações. Se souber, dê exemplos. Aja com segurança: se não tiver certeza a respeito de um comentário, adendo ou exemplo, evite-o. "Florear" a resposta sem ter certeza do que está escrevendo não vale a pena. Isso só compensa se tratar-se do ponto central da pergunta, do cerne da questão. Nesse caso, se o erro não for descontado dos acertos, arrisque a resposta que lhe parecer melhor.
Utilize linguagem técnica. A linguagem de prova é formal, de modo que não se deixe enganar pela coloquial. Substitua termos, se preciso. Ex.: "Eu acho", "Eu entendo", "Entendo que".
Correção lingüística. Tão ruim quanto uma letra ilegível ou uma voz inaudível é a letra bonita ou a voz tonitruante com erros de português. O estudo da língua nunca é desperdício e deve ser valorizado. Além disso, a leitura constante aumenta a correção da exposição escrita ou falada.
Evitar vaidades ou "invenções". Muitos querem responder o que preferem, do jeito que preferem. Em provas e concursos temos que atentar para a simplicidade e para o modo de entender dominante e/ou do examinador. Aquela nossa tese e opinião inovadora, devemos guardá-la para a ocasião própria, que certamente não é a do concurso.
Tenha sempre humildade intelectual. Não queira parecer mais inteligente que o examinador ou criticá-lo. Não se considere infalível, sempre prestando atenção mesmo a questões fáceis ou aparentemente simples. Nunca despreze uma opinião diversa.
"Teoria do consumidor". Além desses cuidados, temos que ter um extra com alguns examinadores. Lembre-se que todo professor, quando aplica uma prova é, na prática, um examinador. A grande maioria dos examinadores aceita que o candidato tenha uma opinião divergente da sua. Há, contudo, alguns mestres e bancas um tanto mais inflexíveis, casos em que será exigido do candidato uma dose de fluidez, docilidade, suavidade e brandura.
Junte-se a isso o ensino daqueles que sabem atender ao consumidor: o importante é satisfazer o cliente, o cliente tem sempre razão, o atendimento é tão importante quanto o produto.
Esta técnica ensina que o candidato deve ser prudente e pragmático.
Pragmatismo, anote-se, é a "doutrina segundo a qual a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela seja útil, tenha alguma espécie de êxito ou de satisfação".
O candidato precisa ter fluidez e maleabilidade suficientes para moldar-se à eventual inflexibilidade do examinador.
Se o seu professor só considera correta uma posição, devemos ter cuidado ao responder pois a prova não é a ocasião mais adequada para um enfrentamento de idéias, até porque ele é quem dá a nota, havendo uma grande desigualdade de forças. Existem os momentos adequados para firmar nossas opiniões e pontos de vista e isso é absolutamente indispensável, desde que na hora certa.
Letra legível, palavras audíveis. Se o examinador não consegue decifrar sua caligrafia nem ouvir sua voz, isso irá prejudicar a quem? Quem tem o maior interesse em ser lido, ouvido e entendido? Será que todos os examinadores, profissionais ocupados e atarefados, diante de centenas ou de milhares de provas para corrigir, terão tempo e compreensão diante de uma letra ilegível? Na hora da prova faça letra bonita, de preferência redondinha (ou, no mínimo, em caixa alta), a fim de que ela fique legível. Treine sua oratória para saber falar razoavelmente.
4ª DICA: Fazendo Provas
A realização de provas exige cuidados específicos para cada momento, que serão objeto de nossa atenção a partir de agora. Cada fase da preparação ou da prova tem suas técnicas. Não se assuste, achando que são muitas: como a técnica ajuda, quanto mais técnicas melhor.
A técnica da prática: aprenda a fazer, fazendo.
Aconselho o leitor a treinar o mais que puder a realização de provas. A experiência constitui um excelente trunfo na hora de um campeonato ou de um concurso.
Estes anos correndo o país me mostraram que pouca gente treina fazer provas. E esta é a grande dica: faça provas. Os cursos que mais aprovam são os que levam seus alunos a treinarem fazer provas, os candidatos que passam são os que treinaram fazer provas.
Para fazer provas, existem duas maneiras: simulados e provas reais. O ideal é que o candidato faça as duas, ou seja, que treine fazer provas e questões e que se inscreva em concursos para a área que deseja.Para os simulados, recomendo a você resolver questões e provas da matéria que estudou, como forma de fixar o conteúdo, periodicamente, fazer um concurso simulado, reprisando o tempo real da prova, o uso apenas do material permitido e, claro, utilizando provas de concursos anteriores. Outra dica boa é fazer os simulados filantrópicos cada vez mais comuns nos cursos preparatórios.
Falemos mais um pouco sobre este importante item.
VÁ FAZER AS PROVAS. Há pessoas que deixam de fazer uma prova por não se considerarem "preparadas" e deixam de adquirir experiência e até mesmo, algumas vezes, ser aprovadas. Mesmo que ainda esteja começando a se preparar, vá fazer as provas. Se for para alguém dizer que você ainda precisa estudar mais um pouco antes da aprovação, deixe que a banca examinadora o faça. Quem sabe o dia da prova não é o seu dia? Asseguro que, pelo menos, você irá adquirir experiência, ver como está o seu nível, como é estar "no meio do jogo" etc. Ao chegar em casa, procure nos livros as respostas: a fixação daquilo que você pesquisar nessa ocasião é sempre muito alta. Analise o gabarito e, se for possível, participe da vista de prova. Se o resultado for abaixo de sua expectativa, não desanime: apenas continue estudando e agregando conhecimentos. A coisa funciona assim mesmo: a gente normalmente "apanha" um pouco antes de começar a "bater".
TREINE EM CASA. Mesmo que você não tenha como fazer as provas, é possível adquirir boa parte dessa experiência em casa, treinando. Reúna provas de concursos anteriores ou comercializadas através de cadernos de testes e livros, separe o material de consulta permitido pelo Edital, o número de questões, o tempo de prova, etc. E faça a prova! Tente simular uma prova do modo mais próximo possível daquele que irá encontrar no dia do concurso. Aproveite esses "simulados" para aprender a administrar o tempo de prova. Se os cursos preparatórios oferecerem provões ou simulados, participe.
TREINOS ESPECIAIS. Depois de algum treino, passe a ficar resolvendo mais questões por um tempo um pouco maior (p. ex., uma hora a mais) do que o que terá disponível no dia da prova, o que serve para aumentar sua resistência.
Outro exercício é resolver questões em um tempo menor, aumentando a pressão. Por exemplo, se a prova terá 4 horas para 50 questões de múltipla escolha, experimente tentar responder esse número de questões em 3 horas ou 3 horas e meia. Em seguida, responda a outras questões até completar o tempo de 4 horas. Se você está acostumado a resolver questões com uma pressão maior do tempo e com uma longa duração (5 ou 6 horas, por exemplo), ficará mais à vontade em provas em condições menos severas. Contudo, à medida em que a data do concurso for se aproximando, passe a realizar mais provas simuladas em condições absolutamente iguais às que você irá enfrentar.
5ª DICA: Mudança de paradigma
Se você está acostumado a pensar numa prova apenas como aluno, aprenda a mudar esse paradigma. Você também precisa ver a prova com os olhos do examinador. Se um médico, um engenheiro, um advogado e um político virem uma ponte ruir e pessoas se ferirem, é possível que haja quatro modos de avaliar o fato: um pensará em socorro médico, outro em qual foi a falha na construção, outro em ações de indenização, e o último em mais um ponto de sua plataforma eleitoral.
Enquanto você não aprender a ver a prova não como quem quer acertar (o aluno) mas como quem quer ver se está certo (o examinador), as suas provas terão menos qualidade.
Em duplas ou grupos, passe a fazer provas e trocá-las para a correção. Corrija-as como se fosse o próprio examinador. Você aprenderá a ver a prova com outros olhos e isto facilitará seu desempenho quando reassumir o papel de aluno. Treine para fazer provas orais reparando a postura e respostas do colega como se você fosse da banca.
Humildade intelectual
Nunca despreze uma idéia nova ou uma opinião sem meditar e refletir.
Nunca despreze uma idéia por causa de sua fonte, por exemplo, por ser de alguém que você não gosta, ou que é pobre, ou que é de outra raça, ou de outra religião, ou de outro estado, ou de outro sexo, ou de outra qualquer coisa. Avalie as idéias pelo seu valor e não pela sua origem ou roupagem.
Além disso, é preciso conhecer o que há, o que já existe, nem que seja para sustentar uma tese inteiramente nova. Caso contrário, pode ocorrer aquela história onde um ateu foi para o Clube dos Herejes e, na portaria, perguntaram-lhe se havia lido a Bíblia, o Talmude, etc. O ateu disse que não leu nada porque era ateu, e o mandaram para o Clube dos Ignorantes.
Resumos e cores
Ao estudar faça resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore, mencionados no item abaixo. Organize-se para periodicamente, ao estudar a matéria, reler os resumos que tiver preparado. Uma boa ocasião é fazê-lo a cada vez que for começar a estudar a matéria. Quando o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez em quando (semana a semana ou mês a mês) você dê uma "passada" por eles. Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu aprendizado e memorização.
O uso de mais de uma cor em suas anotações é proveitosa, pois estimula mais a atenção e o lado direito do cérebro. Alguns alunos gostam de correlacionar cores com assuntos ou com referências. Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais "quentes" para cair, o que está em azul são exceções, princípios na cor verde, e assim por diante. Dessa forma, as cores também funcionam como uma espécie de ícone.
SQ3R
Morgan e Deese mencionam estudos feitos pela Universidade de Ohio nos quais se identificou aquele que seria o melhor método de estudo: o SQ3R. Este eficiente método pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com outros, sendo referido por praticamente todos os livros que tratam do assunto (metodologia, aprendizado, leitura dinâmica, memorização, etc.).
Nesse sistema nós reaprenderemos a ler, agora não mais em um passo, mas em cinco. Por demorarmos mais tempo para ler com o SQ3R, aparentemente estará havendo "perda" de tempo. Mas isso é só aparência. Embora se leve um pouco mais de tempo, o ganho de fixação é tão superior que compensa com sobras o esforço de aprender esta nova dinâmica de leitura, em fases. É claro que o leitor só usará este sistema quando achar conveniente, ficando ele como mais um recurso disponível.
As duas primeiras fases (S e Q) servem para aguçar a curiosidade mental e dar uma noção do que se busca, servem para "abrir" o cérebro e "arar" a terra onde serão lançadas as novas informações.
As três fases seguintes (3R), que correspondem a três formas diferentes de se ler, correspondem a três momentos de fixação cerebral, um complementar do outro.
O conjunto facilita o estabelecimento mental de relações e associações, a apreensão, a memorização e a "etiquetação mental". Em resumo:
1º - Defina o que você está procurando ou quer aprender.
2º- Formule perguntas e questões.
3º - Leia o texto rapidamente, prestando atenção aleatoriamente a termos isolados, lendo os títulos e subtítulos, reparando as figuras, as notas, os termos em negrito. Essa leitura é um "vôo geral" sobre o que será lido em seguida.
4º - Leia tradicionalmente, com atenção, e, se quiser, sublinhando o que achar mais importante.
5º - Releia o texto, revisando o que for mais importante. Veja se respondeu às perguntas formuladas de antemão. Reforce os pontos de menor fixação.
Formule perguntas sobre o que se sabe, o que vai ser tratado, o que se quer aprender. Prepare perguntas a serem respondidas. Levante dúvidas. Isso "abre as portas" para a matéria que virá em seguida.I4.3, acima.
Na primeira leitura, procure apenas a idéia principal, detalhes importantes que sejam rapidamente captados, veja "qual é o lance". Essa primeira leitura é rápida, "descompromissada", sem a preocupação com a compreensão total. É um vôo sobre uma floresta antes de descer para caminhar por ela.
Na segunda leitura faça uma análise melhor, a leitura tradicional, comece a tirar suas conclusões pessoais, a criticar, concordar, anotar, sublinhar, etc. Esta leitura é o passeio a pé pela floresta. Como sublinhar,C19, I5, p. 475.
Na terceira leitura, você já pode sintetizar, resumir, etc. Aqui você utilizará e melhorará eventuais anotações rápidas feitas na 2ª leitura. Ao final dela você já deverá sentir-se apto a fazer uma explanação sobre o tema. Essa leitura é aquela onde se anota o que ficou de mais emocionante ou importante da visita à floresta, é aquela onde você, novamente do avião, registra os pontos mais bonitos, onde existe esta cachoeira, aquela nascente ou aquela árvore fenomenal, etc.
Após terminar o estudo pelo SQ3R, pegue o questionário previamente preparado e veja se já pode respondê-lo. O que você responder é o que já foi fixado. Procure em seguida as respostas para as perguntas que não tiver respondido, o que servirá como excelente forma de aprender e fixar a matéria.
6ª DICA: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E TEMPO DE ESTUDO
INDIVIDUALIZAÇÃO E QUALIDADE
O tempo de estudo não é uma parte isolada de nossa vida, mas uma parcela do tempo em interação com as demais atividades.
Para se ter um bom horário de estudo é preciso harmonização, pois ninguém pode apenas estudar. É preciso cuidar da administração do tempo, que envolve vários fatores, entre os quais reluzem a responsabilidade com nossos objetivos e a flexibilidade para adaptar o que for possível e para se adaptar às circunstâncias.
A administração do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas atividades, algo tão grave e sério que às vezes nos causa certa angústia. A Bíblia, em muitas passagens, fala a respeito da administração do tempo.
A administração do tempo abrange o tempo de cada uma de nossas diversas atividades, algo tão grave e sério que às vezes nos causa certa angústia. A Bíblia, em muitas passagens, fala a respeito da administração do tempo.
Em Efésios 5:16 fala em agir "remindo o tempo, porque os dias são maus", sendo que uma tradução mais recente utiliza os termos "usando bem cada oportunidade". Remir, como se sabe, significa salvar, resgatar, adquirir de novo. Essa preocupação com o tempo excede em muito a preocupação com a data da prova. Ela se liga à fugacidade da vida, ao seu caráter transitório e efêmero.
Isso foi retratado por Tiago (Cap. 4, vers. 14) ao dizer: "Que é a vossa vida? Sois, apenas, como uma neblina que aparece por um instante e logo se dissipa" ao passo que o Salmista disse que "tudo passa rapidamente, e nós voamos" (Salmo 90:10).
Se administrar o tempo é algo assim tão valioso, é óbvio que administrar o nosso tempo de estudo também o é. Seja porque o estudo ajuda a vencer em nossa curta vida, seja porque nosso tempo é limitado e, portanto, devemos saber dividi-lo harmoniosamente.
Procurando o ideal. A idéia normal de quem está estudando é a de saber qual o número ideal de horas de estudo para se alcançar sucesso. É por essa razão que uma das perguntas que mais ouço é:
"Quantas horas você estudava por dia?"
Já ocorreu de um aluno me perguntar quantas horas eu estudava, pois ele, já que não era tão inteligente quanto eu, estudaria o dobro e, assim, passaria no concurso. Obviamente, disse a ele 1) que não existe isto de mais ou menos inteligente, mas sim a pessoa usar ou não a inteligência que todos temos e 2) que o importante não era quantas horas eu estudei mas quantas ele poderia estudar.
Embora equivocado quanto ao método, repare que esse aluno tinha um objetivo e estava "matutando", pensando em como chegar lá. Isso é positivo. O fato de estar equivocado foi resolvido, pois, além de ele estar procurando soluções, ele fez perguntas. E só quem pergunta (ao professor ou aos livros) pode obter respostas.
O importante é o seu horário. Perguntar quantas horas outra pessoa estudava não tem utilidade porque ninguém tem sua vida igual à de outrem: uns trabalham, outros não; uns vão à igreja, outros não; uns são solteiros, outros casados, outros mais ou menos; uns têm filhos, outros não. O que adianta saber é quantas horas você estuda, ou, mais, quantas pode estudar por dia ou por semana.
Além do mais, o certo é perguntar, primeiro, como estudar e, depois, quantas horas você pode aproveitar para estudar. O número ideal de horas para se estudar é: o maior número de horas que você puder, mantida a qualidade de vida e do estudo. Esse é o número.
Quantidade x Qualidade do Estudo. Como tudo na vida, importa mais a qualidade do que a quantidade. Há quem estude doze horas por dia e seu resultado prático seja inferior ao de outro que estuda apenas uma hora por dia. Por quê? Por causa de inúmeros fatores, como a concentração, a metodologia e o ambiente de estudo. Mesmo assim, os estudantes e candidatos preocupam-se apenas com "quantas horas" ele ou o colega estuda por dia, e quase não se vê a preocupação com o "como" se estuda.
Quem se preocupa apenas com "quantas" horas se estuda, esquece do desperdício de tempo de estudo por causa de sua baixa qualidade.Como ensinou Deming (obra citada), "a produtividade aumenta à medida que a qualidade melhora", pois há menos retrabalho (fazer de novo o que foi mal feito), pois há menos desperdício.
Quantidade x Qualidade x Qualidade + Qualidade. Embora a qualidade seja o mais importante, é óbvio que você precisa dedicar uma quantidade de tempo para estudar. Se pode estudar 2 horas por dia, não estude apenas "uma com qualidade" e desperdice a outra: estude as duas com qualidade. Se João estuda uma hora com qualidade e José duas horas sem qualidade, João estudou mais. Porém, se João estuda uma hora com qualidade e José duas horas com qualidade, José estudou mais.
Uma das vantagens de estudar para um concurso é que até passar você sacrifica uma considerável parte do seu tempo, mas após sua aprovação pode refazer seu horário do jeito que preferir. Pode até voltar a fazer o que fazia, só que com sua vida profissional resolvida, já curtindo o seu sucesso e, é claro, com mais status e dinheiro no bolso.
Uma hora de estudo com qualidade vale mais do que 5 horas de estudo sem qualidade. Contudo, cinco horas de estudo com qualidade valem mais do que 1 hora de estudo com qualidade. Assim, você deve reservar o maior tempo possível para estudo, apenas com o cuidado de separar tempo para descansar, relaxar, etc.
O resultado da soma da quantidade com a qualidade pode ser expresso pelo que se lê em II Coríntios 9:6: "Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará.
7ª DICA: COMO FUNCIONA UM PROJETO DE ESTUDO
O primeiro passo que devemos dar é assumir o controle de nossa vida e planejar qual será o caminho a ser trilhado. A preparação para uma prova, exame ou concurso é uma atividade séria demais para ser feita aleatoriamente, ao sabor do vento, deixando-se levar como as ondas do mar. É aconselhável que se tenha um projeto e que, para realizá-lo, se organize um sistema eficiente de estudo.
Estudar não é uma atividade isolada: o estudo produtivo e otimizado deve ser organizado como um projeto. E o projeto de estudo nada mais é do que montar um sistema de estudo.
Sistema é disposição de partes em uma estrutura organizada. É, pois, uma reunião coordenada e lógica de diversos elementos. O sistema de estudo será o emprego de um conjunto de técnicas ou métodos voltados para um resultado. Isso abrange o estudo de qualidade e a coordenação ideal entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho, deslocamento, etc., de modo a propiciar um rendimento ótimo nos estudos.
Este sistema deve ser eficiente, eficaz, isto é, capaz de produzir o efeito desejado, de dar um bom resultado.
Não adianta, como muitas vezes ocorre, a pessoa parar toda sua vida, lazer, descanso e ficar quase 24 horas ligada em estudo, estudo, estudo e, em pouco tempo, parar tudo por causa de estresse, depressão ou coisa semelhante. Um sistema organizado e razoável permite um esforço dosado e contínuo.
QUALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
COMPROMISSO
(Persistência, Constância de propósito)
Ao contrário do mero interesse por alguma coisa, significa querer com constância. David McNally diz que "compromisso é a disposição de fazer o necessário para conseguir o que você deseja". O mesmo autor cita, ainda, a explicação de Kenneth Blanchard: "Há uma diferença entre interesse e compromisso. Quando você está interessado em fazer alguma coisa, você só faz quando for conveniente. Quando está comprometido com alguma coisa, você não aceita desculpas, só resultados." É o compromisso que nos vai fazer sacrificar temporariamente o que for necessário para estudarmos e perseverar até chegar aonde queremos. Compromisso também pode ser entendido como perseverança, firmeza de vontade, constância de propósito, fortaleza. Thomas Edison, diz-se, só conseguiu transformar em realidade sua visão mental da lâmpada elétrica na tentativa de nº 10.000. A cada fracasso ele se animava a continuar tentando dizendo que havia descoberto mais uma forma de não inventar a lâmpada elétrica.
Há quem ainda distinga compromisso e comprometimento, que seria um grau ainda maior de interesse. Exemplo: se tenho que estar em tal lugar em tal dia, tenho um compromisso, ao passo que se estou querendo ir, estou comprometido com isso.
Assuma a responsabilidade por seu destino, tenha iniciativa e persistência.
Sobre persistência em obedecer a alguma coisa (a Deus, a um objetivo, etc.), se houver interesse, veja Jeremias, cap. 36. Quanto ao modo de se executar, reflita sobre Colossenses 3:23: "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração (...)".
AUTODISCIPLINA (domínio próprio)
Um dos maiores atletas que conhecemos, Oscar Schmidt, ensina que a diferença entre um bom atleta e um atleta medíocre (mediano) é que este pára diante das primeiras dificuldades ao passo que aquele, quando está cansado, dá mais uma volta na pista, e mais uma volta, e mais uma volta. Assim, aos poucos, vai melhorando, minuto a minuto. Não foi qualquer um que ensinou isso, foi um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Ele, na verdade, indicou uma qualidade indispensável para um atleta e para se alcançar um sonho: autodisciplina. Ele também ensina que é preciso ter-se humildade, não achar que se é o melhor, pois, sempre temos algo a aprender e a melhorar.
Autodisciplina é a capacidade de a pessoa se submeter a regras, opções e comportamentos escolhidos por ela mesma, mesmo diante de dificuldades. Como se vê, autodisciplina significa que vamos submeter-nos a uma coisa ao invés de outra. Ninguém é completamente livre: somos sempre escravos da disciplina ou da indisciplina. A disciplina permite escolhas mais inteligentes e é melhor para efeito de passar em provas e concursos.
É a autodisciplina que nos dará poder para renunciar, ainda que temporariamente, a prazeres menos importantes em favor da busca por prazeres mais importantes. Aqueles que se recusam a ser "mandados" por uma disciplina auto-imposta são escravos ainda maiores da própria desorganização, preguiça ou falta de vontade. Nesse sentido, vendo-se as vantagens do exercício da autodisciplina, podemos dizer que o poeta Renato Russo estava certo quando cantava, na música "Há Tempos" que "disciplina é liberdade".
Além de autodisciplina, o sucesso no estudo e nas provas exige alta disciplina, ou seja, uma alta dose dessa atitude. Em geral, lidamos com grande quantidade de matéria e grande quantidade de tempo para aprender tudo. Mesmo que o estudo de qualidade ganhe tempo, você terá que ter paciência. E disciplina para fazer a coisa certa pelo tempo certo.
A alta disciplina não é só para o estudo, mas também para manter a atitude mental certa, o equilíbrio, saber administrar o tempo, descansar na hora de descansar e assim por diante. Se pensar em desanimar ao saber que vai precisar de auto e alta disciplina, lembre-se de que a única escolha que você tem é de pagar o preço de aprender ... ou o preço de não aprender.A única escolha que você tem é: pagar o preço de aprender ... ou o preço de não aprender.
Para ajudar na autodisciplina, conscientize-se de que você é responsável por seu futuro. Liste seus objetivos de curto, médio e longo prazos e periodicamente os releia.
ORGANIZAÇÃO
A importância do planejamento e da organização foi mostrada por Jesus (Lucas 14:28, 32), em parábola:
Da mesma forma, quem começa a estudar deve planejar o desenvolvimento dos estudos, as matérias que precisa aprender, o material necessário, a administração do tempo, etc., para não começar mal uma obra ou ir para a guerra despreparado.
Organizar-se é estabelecer prioridades. A conjugação do estabelecimento de prioridades (planejamento estratégico) com a autodisciplina (domínio próprio) e com a estruturação das atividades é a melhor forma de se obter tempo para estudar, para o lazer, descanso, família, etc.
Aprenda a não deixar mais as coisas para a última hora, seja um trabalho, seja uma inscrição em concurso. Deixar as coisas para o último dia é pedir para ter problemas e dar chance para o azar. No último dia uma máquina quebra, alguém fica doente, ocorre um imprevisto, etc. Comece a se organizar e uma boa dica é essa: cumpra logo suas tarefas. Não procrastine.Organize-se. Defina suas prioridades. Discipline o seu tempo. Estabeleça metas e cumpra-as. Ao executar uma coisa, pense apenas nela. Execute com alegria. Aproveite o dia (carpe diem).
ACUIDADE
Acuidade significa, como ensina o Aurélio, "agudeza de percepção; perspicácia, finura". Finura, no sentido aqui tratado, e ainda segundo o Aurélio, significa "afiado, que tem vivacidade, sagaz". Essa qualidade, pode ser resumida em "prestar atenção". Istoé o que mais falta quando alguém assiste a uma aula, lê um livro ou responde a uma questão de prova. Quantas vezes você não aprendeu alguma coisa apenas porque não estava atento, ou errou uma questão de prova (uma "casca de banana") porque não estava "ligado" no que estava fazendo? Apenas por falta de atenção, de acuidade. A regra básica aqui é, na lição de N. Poussin, a seguinte: "O que vale a pena ser feito vale a pena ser bem feito."
Assim, se você vai estudar, ler um livro, assistir a uma aula, fazer uma prova (isto é, se você decidiu fazer isto), faça bem feito. Para fazer bem é preciso acuidade, ou seja, prestar atenção. Esse princípio serve para tudo: trabalho, lazer, sexo, etc.
Esteja aberto para a realidade e para novas idéias. Veja, ouça e sinta as coisas. Participe da vida como ator e não como espectador. Seja sujeito e não objeto dos acontecimentos. Concentre-se no que faz. Seja curioso. Não tenha receio de questionar, duvidar, perguntar. Pense, raciocine e reflita sobre o que está acontecendo ao seu redor.
FLEXIBILIDADE
Talvez esta seja a qualidade mais importante para que este livro possa ser útil. O meu sistema não será bom para você a menos que você o adapte à sua realidade, qualidades, defeitos, facilidades e dificuldades. Adaptação é uma forma de inteligência. Tudo o que você vir, ler, ouvir, sentir, etc. deve ser avaliado e adaptado. Teste as coisas, veja se funcionam bem para você ou se, para funcionarem melhor, demandam alguma modificação. Não tenha receio de criar seus próprios métodos e soluções.
A capacidade de adaptação foi mencionada por um grande general:
Em suma, você deve ser capaz de - como diz conhecida oração atribuída a um almirante americano - ter coragem para mudar as coisas que são mutáveis, resignação para aceitar as que são imutáveis e sabedoria para distinguir ambas. Para montar seu projeto de estudo, adapte o que é adaptável e adapte-se às condições que você não tem como alterar.
A flexibilidade é, portanto, a capacidade de adaptação. Ela será importante em toda a sua vida e, também, para montar um sistema de estudo. Ela também serve para que possam ir sendo feitas as modificações necessárias à medida em que forem surgindo novas situações, circunstâncias, imprevistos, etc.
8ª DICA: COMO DEFINIR O PRAZO PARA SER APROVADO
1 PRAZO PARA APROVAÇÃO
Essa é a regra de ouro do candidato. Não defina prazos: estabeleça um objetivo e tenha a persistência necessária para alcançá-lo. Como dizia o maior vendedor do mundo: "O fracasso nunca me alcançará se minha vontade de vencer for suficientemente forte".
Além do mais, o fracasso é uma situação ou um momento, nunca uma pessoa. Como já disse, você pode acumular concursos em que não passou mas bastará uma aprovação para "resolver" o problema. E, de mais a mais, um resultado negativo sequer pode ser considerado um fracasso, porque sempre se ganha experiência para o próximo concurso (C23). Outro equívoco é o da pessoa que após um ou dois reveses resolve mudar de carreira ao invés de persistir em seu intento.
O título deste Capítulo contém uma pequena armadilha: Como definir o prazo para ser aprovado é exatamente não buscar a sua definição. O que devemos definir é o objetivo a ser buscado o quanto for suficiente. Um dos motivos é o fenômeno da agregação cíclica.
9ª DICA: 1 - exercícios
Comece a redigir todos os dias ou, pelo menos, toda semana. Separe horários específicos apenas para redigir. Faça redação geral, de apoio e específica.C9, I5, p. 240. Como diz o brocardo latino Fiat fabricandun faber, fazer se aprende fazendo. Ou melhor, é indicado obter primeiro uma base teórica, mas a perfeição só adquire-se com a prática. Experimente começar a escrever um diário, poesias, contos, fazer descrições de objetos, narrar fatos ou problemas, dissertações sobre assuntos em geral e assuntos da matéria da prova. Faça resumos de livros, filmes, etc.
Treine fazer descrições bem completas, identificando tudo o que caracteriza a coisa descrita e a distingue das demais.
Façamos um exercício: Descreva um pão de queijo.
Isto mesmo. Pare a leitura, pegue uma folha e comece a trabalhar. [Descreva um pão de queijo.
Já descreveu?
Vamos lá, pegue uma folha em separado e descreva um pão de queijo.
Estou esperando...
esperando...
esperando...
Pronto. Acabou?
Vamos "corrigir" ?
Primeiro passo:
Pegue novamente folha em anexo e
1 - Veja a "cara" dela. Está bonita?
2 - Por melhor que esteja, tenho certeza que dá para melhorar. Faça isso.
Já fez?
Estou esperando...
esperando...
esperando.
Experimente conferir se sua descrição pode ir um pouco mais fundo, passando para o campo da dissertação, onde você pode desenvolver idéias, juízos, valor.
Ótimo. Agora diga-me se você descreveu bem um pão de queijo.
Veja se falou do seu tamanho, cor, temperatura ideal, sabor, composição (massa, queijo, tempero, etc.), odor, textura, acompanhamentos ideais (café, refrigerante, etc.), origem (Minas Gerais), ocasiões e modo de consumo, variedades (simples, com pedaços de outros ingredientes, com doce de leite, etc.), sua utilidade para reuniões, lanches rápidos, tira-gostos, etc., lojas especializadas em vender pão de queijo, se faz diferença ser feito no forno de fogão ou em microondas, sua primeira, melhor e pior experiência com um pão de queijo, eventuais comparações com outros tipos de pão (francês, pão de batata, pão integral), etc.
Você falou nisso tudo?
Se você não falou é porque não quis, não teve paciência ou não está treinado para levar a sério a tarefa de escrever. Vamos, eu tenho certeza que você pode fazer um trabalho excepcionalmente bonito. Tente agora outra descrição.
Que tal o pão francês?
Outro treino útil será experimentar contar uma história, isto é, fazer uma narração, com todos os seus elementos: personagem (um pão de queijo que adquiriu vida), ação, espaço, tempo em desenvolvimento, enredo ou trama e narrador. Escrever uma história irá ajudar muito na construção daquela já mencionada estrada que liga o cérebro à caneta e esta ao papel.
Se você sabe descrever um pão de queijo, saberá certamente descrever qualquer outra coisa que conheça, da vida ou da matéria que cairá na prova.Em provas jurídicas, uma das questões que os candidatos consideram mais complicadas é descrever a natureza jurídica de alguma coisa. Ora, natureza significa, nesta acepção, espécie ou qualidade. Natureza jurídica será absolutamente a mesma coisa dentro desse universo específico. Para descrever-se a natureza jurídica de algo, basta dizer o que tal coisa é na essência, quais as suas características e o que a distingue das demais. Se você conhece a coisa e sabe escrever, estas questões não serão mais um problema.
10ª DICA: RESUMO PARA A PROVA
Como citei muitas técnicas, vou fazer um resumo para você lembrar no dia da prova. A técnica que usarei é a do processo mnemônico.Pense na frase:
Até cair foi legal, administrei, revi e descansei. Agora, repare que a frase é a ligação para uma série de palavras/técnicas:
Até cair foi legal, administrei, revi e descansei.
Não leve isto anotado para o dia da prova pois, embora não o seja, pode ser considerado como "cola". Memorize a frase e, ao receber seu material de prova, escreva no caderno de questões ou folha para rascunho. Usando a técnica, você lembrará as coisas mais importantes para a prova.
At - atitude e atenção
Ca - calma e tranqüilidade
Fo - foco
Le - ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atençãoAdminist - administrar o tempo e administrar o que não sabe
Revi - revisões 1 e 2
Descansei - intervalos, situação, atitude
At - atitude e atenção. Lembre que fazer provas é um privilégio, uma oportunidade, que muitos queriam estar onde você está, lutando por seus sonhos. E tenha atenção, não fique voando.
Ca - calma e tranqüilidade. Um candidato calmo rende mais. Se preciso, respire lentamente até se acalmar. Divirta-se.
Fo - foco. O objetivo é passar e, para passar, a atitude correta é: fazer a melhor prova que eu puder fazer hoje, devo mostrar meus conhecimentos com clareza e objetividade para deixar o examinador feliz.
Le - ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atenção. Ler as instruções vai ajudá-lo a fazer a prova corretamente; ler as questões vai fazer você descobrir o que o examinador realmente quer saber de você (e não o que você gostaria que ele perguntasse). O examinador precisa ser atendido.
Administ - administrar o tempo e administrar o que não sabe. O tempo se administra fazendo as contas e, claro, treinando antes, para ter prática de fazer provas. Administrar o que não se sabe é decidir deixar em branco ou mostrar o que for possível de conhecimento.
Revi - revisões 1 e 2. E, se necessário, o uso da técnica VMR.
Descansei. Implica bom uso dos intervalos para melhorar seu rendimento, em "descansar" na idéia (atitude) de que concurso se faz até passar, que se deve exigir apenas o melhor possível, que a situação é favorável (na prova, você ou vai passar ou vai ver onde precisa melhorar).*
*Para aqueles que, como eu, acreditam que "todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8: 28), também é possível "descansar" nessa idéia. Assim, se você acredita em Deus, pode e deve se acalmar com a ajuda d´Ele.
www.williamdouglas.com.br

http://www.pciconcursos.com.br/comopassar/dez-dicas-para-concursos

Fique por dentro das dicas do Enem

Vote
Saiba o que deve ser estudado para a prova do Enem 2011
Sempre que a época de inscrições para o ENEM chega surge aquela dúvida: Afinal, O que estudar para o Enem? De fato o Enem foi criado para avaliar os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o ensino médio, desta forma, teoricamente todo conteúdo aprendido no ensino médio deveria ser estudado. Contudo, existem tópicos e áreas mais importantes que outras que se bem estudadas podem lhe dar uma vantagem competitiva na prova do Enem.

Não é muito difícil prever o que "cai" na prova do ENEM. Nos últimos anos o ENEM tem seguido um modelo de prova que não será alterado no ENEM 2011.

O que estudar para o Enem

  • Atualidades - Esteja sempre atendo aos fatos importantes que estão acontecendo no mundo no ano em questão. Até o momento em 2011 assuntos como os fenômenos naturais como os terremotos que atingiram o Japão e a Nova Zelândia, ou até mesmo os tsunamis podem servir de base para algumas questões voltadas aos terremotos, mudanças climáticas e a questão  da energia nuclear. Outros assuntos como os conflitos na Líbia e Egito e a crise financeira global também podem ser cobrados, mas sempre buscando uma visão mais ampla dos assuntos globais.
  • Redação - Novamente os assuntos globais podem ser cobrados, mas assuntos internos também tem uma grande chance de serem pedidos na prova de redação do ENEM. A visita do presidente Barack Obama ao Brasil e a pacificação das comunidades do Rio podem ser interessantes tópicos para a prova de redação.
  • Raciocínio Lógico  - Muitos exercícios cobram muito
    o raciocínio rápido e lógico do estudante. Pratique exercícios de raciocínio lógico e aprenda a respondê-los rapidamente.
  • Provas Anteriores do Enem - Este ano não haverá muitas mudanças em relação às provas anteriores. Faça os simulados do Enem e procure estudar aquilo que já foi pedido.
Lembre-se sempre de preparar-se para responder as questões rapidamente, comece pelas questões que você considera mais fáceis, deste modo você ganhará tempo para responder com calma as questões mais difíceis e revisar a sua prova ao final.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/12541/1/O-que-Estudar-para-o-Enem/Paacutegina1.html 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vespeiro

Vespeiro gigante vira atração de sítio

A estudante de engenharia de controle e automação Priscila Antunes, de 22 anos, diz ter encontrado o maior vespeiro de que tem notícia. E as dimensões e as imagens são mesmo surpreendentes. Segundo Priscila (na foto acima), o ninho mede 1,20 metro de largura, 1,53 metro de comprimento e de altura maxima de 1 metro, tendo aproximadamente 1,53 metro cúbico de volume.

"O vespeiro foi encontrado no sítio do meu pai, Aureliano Xavier Antunes, em Fraiburgo, centro-oeste de Santa Catarina. Ele é engenheiro agrônomo e planta maçãs. O local do vespeiro é um banheiro antigo que não utilizamos há alguns anos. Ele afastou as vespas pois elas ficavam em uma área muito próxima ao pomar de maçãs e apresentavam riscos durante o período de colheita. Impressionada com o tamanho, resolvi medir e tirar algumas fotos, e agora estudamos alguma maneira de conservar o vespeiro. Após uma breve pesquisa, não achei nenhum registro de vespeiro maior que esse no Brasil".

Aparelhos eletrônicos em sala de aula

Uso de aparelhos eletrônicos poderá ser proibido em sala de aula

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2806/11, do deputado Márcio Macêdo (PT-SE), que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, incluindo celular, em salas de aula de ensinos básico e superior.

Pela proposta, só serão permitidos aparelhos relacionados ao “desenvolvimento de atividades didáticas e pedagógicas” após autorização dos professores ou da diretoria da escola. O projeto é semelhante a substitutivo aprovado pela Comissão de Educação e Cultura ao PL 2246/07, do ex-deputado Pompeu de Mattos. O texto foi arquivado no fim da legislatura passada.

Macêdo lembrou que o projeto de 2007 proibia apenas o uso de aparelhos celulares em sala de aula. O substitutivo, que serviu de base para a proposta apresentada por Macêdo, estendeu a proibição a outros aparelhos portáteis. “Na discussão do projeto na comissão, em 2009, concluiu-se que, para preservar a essência do ambiente pedagógico, cabe a extensão da proibição de uso em sala de aula a todos os equipamentos eletrônicos portáteis que desviam a atenção do aluno do trabalho didático desenvolvido pelo professor”, destacou.

Por que aprender Física?

A física é uma das ciências mais antigas. Ela abrange uma vasta área de estudo, desde a estrutura elementar da matéria até a evolução de todo o Universo. Os princípios físicos explicam uma grande quantidade de fenômenos do cotidiano, permitem compreender o funcionamento de máquinas e aparelhos que estão sempre presentes no dia-a-dia.

O ensino de física possibilita aos alunos, principalmente àqueles que estão iniciando o seu estudo, conhecer e entender melhor os fenômenos da natureza e o mundo tecnológico em que vivem. Na natureza, através do estudo da física, os alunos podem entender a diferença entre os conceitos de calor e temperatura, compreender as formas de transformação de energia, no mundo da tecnologia é possível fazer com que os alunos entendam, por exemplo, como ocorre a transmissão da TV digital, o mais novo sucesso do momento. A física, apesar de explicar muitos fenômenos, não é uma ciência isolada, para seu total compreendimento e compreensão do universo em que vivemos é necessária a junção dela com as outras ciências como, por exemplo, a matemática e a química.

O estudo da física às vezes é muito abstrato, cheio de fórmulas, conceitos e teorias. No entanto, a aprendizagem dessa matéria se faz necessária, pois como já foi dito, ela explica uma variedade de fenômenos ocorridos no cotidiano. É necessário fazer com que os alunos desenvolvam habilidades, sendo capazes de compreender o universo ao seu redor. O professor ao ensinar, por exemplo, calorimetria e as leis da termodinâmica pode mostrar de forma bem clara e real como ocorre o funcionamento das máquinas térmicas, além de fazer com que os alunos sejam capazes de diferenciar os conceitos de calor e temperatura.

Aprender física é necessário, uma vez que ela é uma ciência da natureza. Para muitos alunos aprender física não é fácil, porém ela possibilita um grande enriquecimento nas mais variadas áreas, como na matemática e na química.

http://educador.brasilescola.com/orientacoes/por-que-aprender-fisica.htm

A Gravidade pode ser nula?

Onde a gravidade pode ser nula

Um aluno fez a seguinte pergunta:

Existe algum lugar na Terra onde a gravidade seja nula?

Achei a pergunta interessante e resolvi escrever a respeito.
Um campo gravitacional surge ao redor de qualquer porção de matéria.
Dois pedaços quaisquer de matéria vão interagir, por meio do campo gravitacional, atraindo um ao outro por uma força que é proporcional ao produto das massas dos dois corpos e inversamente proporcional ao quadrado da distância - lei descoberta por Isaac Newton.

A força gravitacional é uma das quatro forças fundamentais da natureza, as outras são força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca. Dessas quatro, a força gravitacional é de longe a mais fraca de todas, mas é sempre atrativa, e por ser proporcional à massa, corpos muito massudos, como planetas e estrelas, possuem um considerável campo gravitacional ao seu redor, que atrai tudo que estiver suficientemente perto. Assim não há nenhum ponto próximo à superfície terrestre que tenha gravidade zero, pois o campo gravitacional da Terra permeia
tudo.
Como eu disse, o campo gravitacional é inversamente proporcional ao quadrado da distância, isso quer dizer que ao nos afastarmos do planeta (subirmos) a gravidade tende a diminuir.
Em uma altura igual ao raio da Terra (portanto o dobro da distância do centro do planeta) teríamos uma gravidade 4 vezes menor do que na superfície. Em uma altura igual a 2 vezes o raio (que dá uma distância ao centro igual a 3 vezes o raio) teríamos uma gravidade 9 vezes menor… e assim por diante. Para uma gravidade zero teríamos, teoricamente, que ir até o infinito.

Mas…
… e que tal irmos na direção oposta e penetrar no interior da Terra ?
Se fizéssemos uma viagem pelo interior da Terra (com uma nave escavadora
ou algo assim, pois a Terra não é oca) perceberíamos a gravidade diminuindo a medida que nos aproximássemos do centro.
E isso não contradiz a lei de Newton de que quanto mais próximos os corpos
maior a força gravitacional. Acontece que por dentro da Terra teríamos uma imensa massa abaixo de nós e outra acima.
Tente visualizar a Terra com um gigantesca cebola… toda em camadas…
Assim você pode imaginar que penetrando o interior da Terra terá várias camadas acima de você.
Os efeitos gravitacionais de uma casca esférica de massa acima de nós se cancelam mutuamente e portanto não exercem nenhum efeito…
Por isso a gravidade que age é só aquela devido àquela esfera abaixo. Quanto mais fundo formos, menor é a esfera abaixo e portanto menor a gravidade (pois depende da massa).
A Terra não é oca (eu já disse isso, mas vou repetir, não é oca) mas se houvesse uma região oca no interior da Terra e a atingíssemos, então toda a massa do planeta estaria na casca esférica acima, e, então, não haveria gravidade agindo sobre nós…
Flutuaríamos em um espaço sem gravidade. Mas não sendo ela oca, podemos
“prosseguir” nossa viagem imaginaria em direção ao centro da Terra. Se atingíssemos o centro de massa da Terra, então lá, e somente lá no centro - que seria apenas um ponto - a gravidade seria nula.
Então, respondendo à pergunta: há algum lugar na Terra em que a gravidade
seja nula?
Sim, existe, bem no centro de massa do planeta.
—————————————————————–
Em um outro dia, um outro aluno perguntou sobre uma tal “teoria de Agharta” - bem, não existe tal “teoria”, como eu expliquei a ele na resposta. O que há é um mito de uma civilização não humana vivendo na camada interna da Terra, que, segundo o mito, é oca. Essa suposta civilização é chamada de Agharta e seus habitantes andariam sobre (ou seria sob?) a camada interna da Terra sendo que no interior propriamente dito existiria um sol (!!!) fornecendo
luz e calor ao “mundo subterrâneo de Agharta”. Mas tendo em mente tudo que expliquei sobre a gravidade da Terra no seu interior, fica claro que se a Terra fosse oca, não haveria gravidade (terrestre) em seu interior, assim os tais habitante de Agharta não teriam chão para pisar, ficariam flutuando no espaço, e pior do que isso, se existisse um sol no centro, este sim produziria gravidade e puxaria tudo para si, ou seja, os tais habitantes cairiam todos no
tal sol. Enfim, a teoria da Terra oca e do mundo subterrâneo de Agharta é uma bobagem.